segunda-feira, 1 de junho de 2015

OHV, OHC, SOHC, DOHC Você Sabe o Que São Estas Siglas?


Siglas sempre aparecem nas fichas técnicas das motocicletas, mas poucas pessoas sabem o que significam


Estas siglas dizem respeito ao tipo de comando de válvulas que o motor possui e seu funcionamento. De moto mais popular, é a designação do tipo de cabeçote. Entenda!

Os motores de combustão interna são constituídos por diferentes sistemas que comandam as válvulas responsáveis pela admissão da mistura de combustível e exaustão dos gases da queima. Esses sistemas, denominados por siglas como OHC, SOHC, DOHC, OHV determinam a forma de funcionamento desses motores
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Para entende-los, primeiramente vamos aprender o funcionamento básico de um motor.

Funcionamento das Válvulas (Motor de 4 Tempos)

  1. Admissão:  A válvula de admissão se abre por tempo suficiente a permitir que a mistura de ar e combustível entre na câmara de combustão. Neste estágio o pistão está descendo para o ponto morto inferior, gerando sucção.
  2. Compressão: A válvula se fecha permitindo a pressurização da câmara e a ignição do combustível em seu interior. Aqui o pistão começa a subir até o ponto morto superior, pressurizando a câmara, até chegar ao topo.
  3. Ignição: Com a câmara pressurizada e com combustível em seu interior, a vela de ignição lança uma faísca, detonando o combustível. A explosão lança o pistão para baixo, gerando força ao motor.
  4. Exaustão: A válvula de escape se abre permitindo a saída dos gases gerados pela queima da combustão. O pistão sobe do ponto morto inferior ao superior, empurrando todos os gases para fora da câmara.
  5. Todo processo se repete, 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4...

Veja o funcionamento: Motor de 4 tempos


Motores de 2 tempos não possuem válvulas. A admissão e exaustão são feitas através de cavidades no bloco do cilindro, que são abertas e fechadas de acordo com a posição do cilindro.
Entenda também como funciona um motor de 2 tempos:


Estágios do Motor de 2 Tempos


  1. Pistão Sobe: Em um só movimento é comprimida a mistura ar/combustível, produz-se rarefação no cárter e é explodida a mistura pela vela de ignição. 
  2. Pistão Desce: Com a explosão, os gases gerados se expandem e forçam o pistão para baixo, o que por sua vez comprime a mistura no cárter. Ao descer o pistão libera os gases através da cavidade no cilindro.

 Veja o funcionamento: Motor de 2 tempos




Agora estamos prontos para entender as diferentes siglas que compõem os diferentes tipos de funcionamentos dos comandos de válvulas existentes utilizados por motocicletas.


OHV: Overhead Valve

Válvulas no Cabeçote
 
É o modelo mais antigo. Aqui o comando de válvulas está instalado no bloco do motor, desta forma, as válvulas são acionadas por balancins, que são varetas que transmitem o movimento do eixo de comando às válvulas. Por sua vez, o comando de válvulas possui uma roda dentada que recebe torque através da rotação do virabrequim por uma corrente ou correia dentada.

Vídeo de motor OHV em funcionamento

 

 OHC: Overhead Camshaft ou SOHC: Single Overhead Camshaft

Árvore de Comando Única Sobre Cabeçote

Como o nome já diz, aqui o comando de válvulas vai no cabeçote, e é um comando único, transmitindo o movimento às válvulas através dos cames (saiba o que é came). O comando de válvula é acionado por uma corrente ou correia dentada que vai conectada diretamente ao virabrequim.

Este modelo é mais comum nas motos de baixa cilindrada.


Vídeo de motor OHC/SOHC em funcionamento


 

DOHC: Double Overhead Camshaft

Árvore de Comando Duplo Sobre Cabeçote

O funcionamento é o mesmo do OHC/SOHC, exceto que este modelo possui 2 eixos de comando (ou duas árvores de comando). Novamente, uma corrente de comando ou correia dentada transmite o torque a duas rodas dentadas, cada uma em um eixo de comando, fazendo com que eles girem e acionem as válvulas.

Modelo mais comum nas motos de maiores cilindradas.

Vídeo de motor DOHC em funcionamento


Veja no vídeo o funcionamento de um motor DOHC com corte no comando de válvulas em funcionamento e atingindo 14.000 rpm.






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