Entenda o Funcionamento da Injeção e dos Interceptadores de Sinal (Power Commander, Rapid Bike, etc)
Relação estequiométrica, sensores, atuadores, sonda lambda, ECU, TPS, AFR, CPS, já ouviu falar nessas palavras?
Esses são alguns dos dispositivos ou siglas utilizados em parâmetros de leituras e atuações ligados ao "cérebro" da motocicleta.
Entender como funciona, de modo geral, o funcionamento dos principais dispositivos de uma motocicleta, nos faz ter mais propriedades ao conversar com nossos mecânicos sobre possíveis e determinados problemas futuros que podem surgir e nos ajudam a cuidar melhor das nossas tão estimadas motocicletas.
Separamos dois vídeos didáticos do excelente mecânico Emerson Madeira, da oficina Madeira Performance de São Paulo capital.
Nos vídeos ele explica cada detalhe do sistema de funcionamento da ECU, gerenciando as informações dos sensores e controlando seus atuadores com o objetivo de fazer com que a motocicleta tenha o melhor rendimento possível, priorizando o ganho de potência com baixo consumo.
Você também vai aprender em interceptadores de sinal como os módulos eletrônicos, como o Rapid Bike, Bazzaz, Power Commander e Juice Box Pro, designados para otimização de desempenho e customização de performance funcionam junto de todos os dispositivos da motocicleta.
Assista aos dois vídeos abaixo na ordem e faça bom proveito destas valiosas informações!
Injeção Eletrônica
Adiante o vídeo para 1m11s
Interceptadores de Sinal
Dicionário da injeção:
AFR - Air Fuel Ratio: Relação ar x combustível, relação estequiométrica.
Relação Estequiométrica - Melhor relação de partes de ar para partes de combustível na mistura
ECU - Electronic Control Unit: UCE (Unidade de Comando Eletrônico), o computador. Processa os sinais dos sensores, processa determina o funcionamento dos atuadores, com base nas informações armazenadas no mapa de injeção.
Mapas de Injeção: É uma planilha armazenada na memória da ECU que determina valores e como devem atuar tempo de injeção, tempo de ignição, o alvo estequiométrico entre outros dispositivos.
Mapas de Injeção: É uma planilha armazenada na memória da ECU que determina valores e como devem atuar tempo de injeção, tempo de ignição, o alvo estequiométrico entre outros dispositivos.
TBI - Throttle Body Injection: corpo de injeção ou corpo de "borboletas"
Sensores primários:
TPS - Throttle Position Sensor: Sensor de posição do acelerador, indica a posição do acelerador.
MAP - Manifold Absolut Pressure: Sensor medição de pressão absoluta do coletor, calcula a densidade do ar dentro do coletor.
IAT - Intake Air Temperature: Sensor de temperatura da admissão, mede a temperatura do ar dentro da caixa de ar.
AAP - Ambient Air Pressure: Sensor de medição de densidade do ar externo, mede a densidade(pressão atmosférica) do ar ambiente
O² Sensor ou Sonda Lambda - Localizada no coletor de exaustão, faz a leitura de O² da queima expelida pelo motor
CPS - Crankshaft Position Sensor: Sensor de posição do virabrequim ou Sensor de RPM (rotação por minuto), faz a contagem de voltas do virabrequim e calcula a RPM
Sensores secundários:
Speed Sensor: Sensor de velocidade, calcula a velocidade
Gear Sensor: Sensor de marcha engatada
CTS - Coolant Temperature Sensor: Sensor de temperatura de arrefecimento, calcula a temperatura do líquido do radiador
Atuadores:
Bicos Injetores: Injetam combustível pulverizado no coletor de admissão
Bobinas de Ignição: Eleva a voltagem, aumentando a tensão para as velas de ignição
Bomba de Combustível: Desloca o combustível do tanque para o sistema de injeção
Válvula de Escapamento: Ajusta constantemente o diâmetro interno do sistema de escape
Indutor Secundário de Ar: Válvula responsável por injetar ar ambiente no coletor de escapamento, para permitir a queima do excesso de combustível não aproveitado na câmara de combustão. Responsável pelos (pipocos) quando se solta o acelerador.
STVA - Secundary Throttle Valve Actuator: Motor que aciona a "borboleta" secundária, responsável por regular a quantidade de ar admitida pela injeção.
Bobinas de Ignição: Eleva a voltagem, aumentando a tensão para as velas de ignição
Bomba de Combustível: Desloca o combustível do tanque para o sistema de injeção
Válvula de Escapamento: Ajusta constantemente o diâmetro interno do sistema de escape
Indutor Secundário de Ar: Válvula responsável por injetar ar ambiente no coletor de escapamento, para permitir a queima do excesso de combustível não aproveitado na câmara de combustão. Responsável pelos (pipocos) quando se solta o acelerador.
STVA - Secundary Throttle Valve Actuator: Motor que aciona a "borboleta" secundária, responsável por regular a quantidade de ar admitida pela injeção.
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