As Siglas Impressas nos Pneus de Moto Trazem Informações Importantes Sobre Suas Características
Velocidade máxima, carga, dimensões, formato devem ser respeitados para cada tipo de moto
Atualmente o sistema numérico ISO (International Organization for Standardization) é o mais utilizado na descrição das características dos pneus. E é esse sistema que vamos abordar aqui.
Exemplo de pneu descrito no Sistema Métrico ISO
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- Largura da banda de rodagem (tread): Dado em milímetros (mm) indica a largura da seção disponível a entrar em contato com o solo. Varia na faixa de 60mm (Honda Biz 100cc) em motos pequenas a 240mm (Ducati Diavel), ou mais.
- Perfil: Indica a altura do pneu, o valor é uma relação entre a largura do pneu com a altura do flanco. (Perfil % = Altura / Largura).
Assim, no exemplo acima:
Perfil = 60
Altura = X
Largura = 180
Fica:
60 = X * 180
X= 0,6 * 180
X= 108 = Altura = 108 mm
- A sigla Z indica, e só está presente em, pneus esportivos.
- Construção: Indicado pelas siglas R para radial, B para bias e D ou por um hífen "-" para diagonal ou convencional. Determina o modo de construção das estruturas internas do pneu.
Exemplo de escrita métrica para pneu diagonal sem o D:
90/90 - 21 M/C
Características de cada tipo de construção:
Bias:
Possui uma carcaça mais rígida, oferecendo boa estabilidade lateral. A rigidez lateral adicionada oferece vantagem para maiores cargas.
Radial:
Tem um invólucro mais flexível, que oferece maior conforto na condução, maior durabilidade da superfície, tração superior, flututação e menor consumo de combustível
Possui uma carcaça mais rígida, oferecendo boa estabilidade lateral. A rigidez lateral adicionada oferece vantagem para maiores cargas.
Radial:
Tem um invólucro mais flexível, que oferece maior conforto na condução, maior durabilidade da superfície, tração superior, flututação e menor consumo de combustível
Diagonal / Convencional:
Mais apropriado para "off-road" aguentam maiores cargas, mais resistentes a impactos, porém duram menos, pois o atrito entre as lonas causa aquecimento e esses pneus trabalham sob maior temperatura e podem apresentar deformações, prejudicando a estabilidade.
Mais apropriado para "off-road" aguentam maiores cargas, mais resistentes a impactos, porém duram menos, pois o atrito entre as lonas causa aquecimento e esses pneus trabalham sob maior temperatura e podem apresentar deformações, prejudicando a estabilidade.
- Diâmetro do aro: o valor representa o diâmetro do aro em polegadas. Os diâmetros mais comuns utilizados em motocicletas são 17", 18", 19" e 21".
- M/C: A sigla indica que é um pneu de motocicleta. A sigla para carros de passeio é P e comercial C.
- Índice de carga: Representa, através de um número, qual a capacidade de carga do pneu. O número não indica o peso em quilogramas diretamente, existe uma tabela de conversão e o valor da carga é por pneu.
- Índice de velocidade máxima: Indica a velocidade máxima suportada pelo pneu.
- Parênteses: O parênteses nos índices de carga e velocidade máxima indicam que o pneu suporta também além da especificação indicada de velocidade desde que não transponha a carga máxima. No exemplo utilizado acima (75W), com carga máxima de até 387 kg são suportadas velocidades superiores a 270 km/h.
- Tipo de Montagem: Os pneus podem ser montados com ou sem câmara interna.
TL: Tubeless -> Sem câmara
TT: Tube Type -> Com câmara
Pneus sem câmara permitem que se use câmara quando o aro é raiado.
No entanto, pneus com câmara não podem ser montados sem câmara.
ATENÇÃO: A calibragem do pneu é expressa no manual da motocicleta e deve ser respeitada. A impressão de pressão no flanco do pneu indica o limite máximo suportado e não a calibragem adequada para o uso. Consulte o manual do proprietário!
- DOT: Outra informação que vale a pena conhecer sobre o pneu é entender a sigla DOT (Department of Transportation), que determina quando o pneu foi fabricado, podemos assim saber a "idade" do pneu, veja como:
- Em seguida por duas letras ou números que representam a fábrica que o produziu
- Depois há três ou quatro números dependendo de quando foi produzido
Veja o exemplo:
O significado dos parênteses não está correto.
ResponderExcluirObrigado pela observação. Faltou completar as informações, já foi corrigido.
ExcluirConfira.
Abraço!
Muito boa a matéria!
ResponderExcluirObrigado, Confraria dos Lobos!
ExcluirConfira também as outras matérias publicadas!
Muito legal!! Você saberia informar o significado da leitura 2.75 x 18? Grato.
ResponderExcluirMarco Aurélio, esta designação é do sistema numérico inglês.
Excluir2.75 indica, em valor aproximado, a superfície de contato com o solo em polegadas. Nesse sistema a medida da superfície termina ou com 5 ( o caso do seu exemplo) ou com 0, e esses valores indicam o perfil do pneu. No caso de ser 0, a relação de aspecto era de 92 e sendo 5 a relação de 82, considerado perfil baixo.
O valor 18 é o diâmetro do raio em polegadas.
Muito bom!
ResponderExcluirValeu thanks!
A sigla do tipo de montagem do pneu traseiro da minha moto é TI, o que interpretei como sendo Tube Insight... tem que ser, né? usa Câmara de fábrica...
ResponderExcluirValeu ótima informação!!
ResponderExcluirAntes de perguntar queria parabenizar pelas informações.
ResponderExcluirGostaria de saber das siglas TI porque o q está na minha moto cb 1000r tem ZR!?
Qual seria a carga para o indice 58? Não encontro em lugar algum. pois estão sempre acima de 58. No seu exemplo, a tabela já começa em 62. Obrigado!
ResponderExcluirQuando não tem a letra Z que indica que é um pneu esportivo, qual a velocidade suportada pelo pneu?
ResponderExcluirNo caso do pneu METZELER/ME STREET 100/80-18 M/C 59P, qual o carga suportada? Não tem na tabela da matéria.
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